real estate menu left
real estate menu right
real estate company logo

Em linha

Temos 8 visitantes em linha

Inquéritos

Já beneficiou da licença de paternidade?
 

POLITICAS DE CUIDADOS COM AS CRIANÇAS

E APOIO A FAMÍLIA

EMPREGO E FLEXIBILIDADES

NA EUROPA

 

Igualdade de Género e Políticas

de Emprego

Blog do Projeto

NOVO! Blog "Trabalhar e Cuidar na Europa"

Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações - O dia 18 de janeiro marcou o arranque oficial do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações a nível europeu, assinalado numa conferência de dois dias realizada em Copenhaga e norganizada pela Comissão Europeia e pela Presidência Dinamarquesa da União Europeia.

O objetivo central deste Ano Europeu é consciencializarsobre o envelhecimento ativo, abrangendo as dimensões do emprego,participação na sociedade e vida independente dos cidadãos mais velhos. O Ano Europeu pretende ter um efeito prático nos responsáveis eintervenientes políticos, encorajando-os a definir compromissos nestas áreas e a tomar medidas concretas. László Andor, Comissário da UE para o Emprego, os Assuntos Sociais e a Inclusão afirmou: "O envelhecimento ativo deve estar associado com auxiliar os cidadãos mais velhos a manter os seus empregos e a partilhar as suas experiências. Fazer com que continuem a desempenhar um papelativo na sociedade e a viver vidas tão saudáveis, independentes e felizes quanto possível. O envelhecimento ativo é essencial para atingir o nosso objetivo de 75% de emprego e retirar pelo menos 20 milhões de pessoas da pobreza até 2020. O Ano apela à tomada de ação em diferentes áreas - emprego, proteção social, educação e formação, saúde e serviços sociais, alojamento e infraestruturas públicas". De acordo com a UE, já a partir deste ano, a população europeia em idade laboral começará a diminuir, aumentando, em contraponto, o número de cidadãos com mais de 60 anos, estes últimos a um ritmo de cerca de dois milhões de pessoas anualmente. Assim, estima-se que a idade média na União Europeia seja de 47 anos em 2060, comparando com os 40 anos de média atualmente. Fonte: in Impulso Positivo.


A última Newsletter RSO PT de 2011, foi publicada em forma de Boletim, no qual destaca alguns dos recursos sobre Responsabilidade Social existentes em Portugal e no Mundo, dada a importância de uma compreensão global da temática, visando a sustentabilidade das pessoas e do Planeta. Os Recursos RS promovidos neste Boletim, resultam de um trabalho de pesquisa feito na Internet, incluindo conteúdos das várias temáticas da Igualdade de Género. Neste boletim encontramos sobretudo recursos gratuitos, considerando o possível interesse dos leitores em aprofundar e diversificar as fontes disponíveis. Consulte aqui o Boletim!

 


A equipa do Projecto Workcare Synergies/Trabalhar e Cuidar na Europa, ( no âmbito das suas actividades ) realizou mais dois seminários/workshops no dia 30 de Novembro, no ISCTE-IUL. Foi reservada a manhã para reunir com as ONG, na sala B103, do edifício II do ISCTE-IUL, pelas 9h30, e a tarde para a sessão com os Parceiros Sociais, no Auditório I, no edifício I do ISCTE-IUL, pelas 14h00. Para mais informações por favor contacte: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Newsletter Nº 2 - Trabalhar e Cuidar na Europa 

Da riqueza do debate e partilha de experiências, emergiu vontade por parte de alguns membros da Rede Nacional, de levar mais além o conhecimento, e assim, foi-nos solicitado a disseminação destes resultados a públicos, inicial-mente não previstos no desenho original do projec-to. Foi o caso da apresenta-ção a 15 de Junho 2011, na Junta de Freguesia de Pinhal Novo, no âmbito da sessão plenária do CLAS de Palmela, e de uma outra que está agendada para Janeiro de 2012 na Câmara-Municipal de Mangualde. Para saber mais noticias do nosso projeto consulte aqui a nossa Newsletter Nº 2 / Novembro 2011.


 Sabia que: 

  • Portugueses e europeus colocam os afectos em primeiro lugar.
  • Os cidadãos europeus valorizam em primeiro lugar a família e os amigos.
  • A família é considerada a primeira prioridade dos cidadãos europeus.
  • Em Portugal e na Europa homens e mulheres valorizam de igual forma a família.
  • Em Portugal e na Europa o trabalho é para mulheres e homens um aspecto fundamental das suas vidas.
  • Em Portugal e na Europa quanto maior a actividade feminina maior a fecundidade.


“Retrato de Família” - Entrevista: Profª Anália Torres

 Trabalhamos mais do que a grande maioria dos europeus. Ganhamos muito menos do que boa parte deles. Temos menos filhos. E nós, mulheres, estamos entre as que mais trabalham fora e dentro de casa. Mesmo quando temos filhos pequenos. É neste cenário que as famílias portuguesas são geradas e se desenvolvem. Parece sombrio, mas há muita esperança no ar. Quem o garante é a socióloga Anália Torres, que no livro Homens e Mulheres entre Família e Trabalho (1) Ver mais..


IV Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não Discriminação (2011-2013)

A igualdade entre mulheres e homens e a não discriminação constituem princípios fundamentais da Constituição da República Portuguesa e do Tratado que institui a União Europeia — Tratado de Lisboa. Nas Grandes Opções do Plano e no Programa do Governo, em matéria de igualdade de género, o XVIII Governo Constitucional propõe consolidar as medidas promotoras da igualdade de género já postas em prática, aprofundar a transversalidade da perspectiva de género Ver mais... 


 
Escrito por Administrator   
Quarta, 16 Março 2011 12:13

Portuguesas querem profissão e família. É “difícil” caracterizar Portugal – chegou tarde ao Estado-providência e só há pouco aprofundou “políticas de apoio à família, maternidade e infância”. Uma coisa, porém, parece certa aos autores do estudo Trabalhar e Cuidar na Europa. Ninguém como as portuguesas valoriza tanto a vida profissional como a vida familiar. O mundo complexificou-se. Por um lado, a Comissão Europeia encoraja a integração plena no mercado de trabalho. Por outro, aflita com o envelhecimento da população, a dificuldade de reposição de gerações, a sustentabilidade dos sistemas de segurança social, encoraja a natalidade. Tais políticas “têm-se traduzido numa enorme tensão colocada sobre as mulheres e os homens na gestão das responsabilidades profissionais e familiares”. Varre a Europa uma tendência para as famílias de dupla carreira. Há em toda a Europa licenças de maternidade, licenças de paternidade. Ver mais...

 

Actualizado em Sexta, 11 Novembro 2011 17:14
Ver mais...
 

 9.ª Edição do Prémio Igualdade é Qualidade: Entrega de menções honrosas
 Realizou-se na 6.ª feira, dia 14 de Janeiro, a Cerimónia de Entrega dos Prémios do PIQ – Prémio Igualdade é Qualidade, 9.ª edição/2010.A cerimónia decorreu no MUDE, Museu do Design e da Moda, em Lisboa, entre as 10 e as 12 horas.O evento contou com a presença da Senhora Secretária de Estado da Igualdade e da Senhora Secretáriade Estado Adjunta e da Reabilitação, bem como das Presidentes da CITE e CIG, e foi apresentado pela Jornalista Adelaide de Sousa.O PIQ é um Prémio atribuído pela CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego) e pela
CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). Veja aqui o vídeo...

 

Seminário/Workshop: “Trabalho, Família e Igualdade de Género: Resultados de Pesquisa e a Perspectiva dos Responsáveis Políticos e Organismos de Estado” Realizou-se no dia 27 de Janeiro, no Auditório Silva Leal no edifício da Ala Autónoma (ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa, Av. das Forças Armadas ), o Seminário/Workshop: "Trabalho, Família e Igualdade de Género: Resultados de Pesquisa e a Perspectiva dos Responsáveis e Organismos de Estado". Depois da apresentação do ppt da temática do Seminário/Workshop, feita pela Profª Anália Torres ( Coordenadora /Projectos de Investigação do CIES ) e do Dr. Bernardo Coelho ( Investigador/Projectos de Investigação do CIES ) obtivemos várias intervenções e valiosos contributos da parte dos participantes presentes. *Outros materias complementares na secção dos"Documentos/Materiais do Projecto" do menu topo deste site. Para mais informações, contacte: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Drª Isabel Sousa ( CIES )

 

"Qualidade de vida em tempos de crise" Resultados-de-pesquisa-contrariam-estereotipos...

Realizou-se o seminário"Qualidade de vida em tempos de crise" no dia 16 de Novembro de 2010, no Auditório Afonso de Barros, edifício da Ala Autónoma. Resultados de pesquisa contrariam estereótipos...Veja o cartaz, veja o vídeo.

 
« InícioAnterior12SeguinteFinal »

Pág. 1 de 2


Produzido por CIES-ISCTE - 2011 . fmariasimoes@gmail.com - Todos os direitos reservados .