real estate menu left
real estate menu right
real estate company logo

Em linha

Temos 35 visitantes em linha

Inquéritos

Já beneficiou da licença de paternidade?
 

POLITICAS DE CUIDADOS COM AS CRIANÇAS

E APOIO A FAMÍLIA

EMPREGO E FLEXIBILIDADES

NA EUROPA

 

Igualdade de Género e Políticas

de Emprego

Blog do Projeto

NOVO! Blog "Trabalhar e Cuidar na Europa"

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações - O dia 18 de janeiro marcou o arranque oficial do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações a nível europeu, assinalado numa conferência de dois dias realizada em Copenhaga e norganizada pela Comissão Europeia e pela Presidência Dinamarquesa da União Europeia.

O objetivo central deste Ano Europeu é consciencializarsobre o envelhecimento ativo, abrangendo as dimensões do emprego,participação na sociedade e vida independente dos cidadãos mais velhos. O Ano Europeu pretende ter um efeito prático nos responsáveis eintervenientes políticos, encorajando-os a definir compromissos nestas áreas e a tomar medidas concretas. László Andor, Comissário da UE para o Emprego, os Assuntos Sociais e a Inclusão afirmou: "O envelhecimento ativo deve estar associado com auxiliar os cidadãos mais velhos a manter os seus empregos e a partilhar as suas experiências. Fazer com que continuem a desempenhar um papelativo na sociedade e a viver vidas tão saudáveis, independentes e felizes quanto possível. O envelhecimento ativo é essencial para atingir o nosso objetivo de 75% de emprego e retirar pelo menos 20 milhões de pessoas da pobreza até 2020. O Ano apela à tomada de ação em diferentes áreas - emprego, proteção social, educação e formação, saúde e serviços sociais, alojamento e infraestruturas públicas". De acordo com a UE, já a partir deste ano, a população europeia em idade laboral começará a diminuir, aumentando, em contraponto, o número de cidadãos com mais de 60 anos, estes últimos a um ritmo de cerca de dois milhões de pessoas anualmente. Assim, estima-se que a idade média na União Europeia seja de 47 anos em 2060, comparando com os 40 anos de média atualmente. Fonte: in Impulso Positivo.


A última Newsletter RSO PT de 2011, foi publicada em forma de Boletim, no qual destaca alguns dos recursos sobre Responsabilidade Social existentes em Portugal e no Mundo, dada a importância de uma compreensão global da temática, visando a sustentabilidade das pessoas e do Planeta. Os Recursos RS promovidos neste Boletim, resultam de um trabalho de pesquisa feito na Internet, incluindo conteúdos das várias temáticas da Igualdade de Género. Neste boletim encontramos sobretudo recursos gratuitos, considerando o possível interesse dos leitores em aprofundar e diversificar as fontes disponíveis. Consulte aqui o Boletim!

 


A equipa do Projecto Workcare Synergies/Trabalhar e Cuidar na Europa, ( no âmbito das suas actividades ) realizou mais dois seminários/workshops no dia 30 de Novembro, no ISCTE-IUL. Foi reservada a manhã para reunir com as ONG, na sala B103, do edifício II do ISCTE-IUL, pelas 9h30, e a tarde para a sessão com os Parceiros Sociais, no Auditório I, no edifício I do ISCTE-IUL, pelas 14h00. Para mais informações por favor contacte: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Newsletter Nº 2 - Trabalhar e Cuidar na Europa 

Da riqueza do debate e partilha de experiências, emergiu vontade por parte de alguns membros da Rede Nacional, de levar mais além o conhecimento, e assim, foi-nos solicitado a disseminação destes resultados a públicos, inicial-mente não previstos no desenho original do projec-to. Foi o caso da apresenta-ção a 15 de Junho 2011, na Junta de Freguesia de Pinhal Novo, no âmbito da sessão plenária do CLAS de Palmela, e de uma outra que está agendada para Janeiro de 2012 na Câmara-Municipal de Mangualde. Para saber mais noticias do nosso projeto consulte aqui a nossa Newsletter Nº 2 / Novembro 2011.


 Sabia que: 

  • Portugueses e europeus colocam os afectos em primeiro lugar.
  • Os cidadãos europeus valorizam em primeiro lugar a família e os amigos.
  • A família é considerada a primeira prioridade dos cidadãos europeus.
  • Em Portugal e na Europa homens e mulheres valorizam de igual forma a família.
  • Em Portugal e na Europa o trabalho é para mulheres e homens um aspecto fundamental das suas vidas.
  • Em Portugal e na Europa quanto maior a actividade feminina maior a fecundidade.


“Retrato de Família” - Entrevista: Profª Anália Torres

 Trabalhamos mais do que a grande maioria dos europeus. Ganhamos muito menos do que boa parte deles. Temos menos filhos. E nós, mulheres, estamos entre as que mais trabalham fora e dentro de casa. Mesmo quando temos filhos pequenos. É neste cenário que as famílias portuguesas são geradas e se desenvolvem. Parece sombrio, mas há muita esperança no ar. Quem o garante é a socióloga Anália Torres, que no livro Homens e Mulheres entre Família e Trabalho (1) Ver mais..


IV Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não Discriminação (2011-2013)

A igualdade entre mulheres e homens e a não discriminação constituem princípios fundamentais da Constituição da República Portuguesa e do Tratado que institui a União Europeia — Tratado de Lisboa. Nas Grandes Opções do Plano e no Programa do Governo, em matéria de igualdade de género, o XVIII Governo Constitucional propõe consolidar as medidas promotoras da igualdade de género já postas em prática, aprofundar a transversalidade da perspectiva de género Ver mais... 


 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Portuguesas querem profissão e família. É “difícil” caracterizar Portugal – chegou tarde ao Estado-providência e só há pouco aprofundou “políticas de apoio à família, maternidade e infância”. Uma coisa, porém, parece certa aos autores do estudo Trabalhar e Cuidar na Europa. Ninguém como as portuguesas valoriza tanto a vida profissional como a vida familiar. O mundo complexificou-se. Por um lado, a Comissão Europeia encoraja a integração plena no mercado de trabalho. Por outro, aflita com o envelhecimento da população, a dificuldade de reposição de gerações, a sustentabilidade dos sistemas de segurança social, encoraja a natalidade. Tais políticas “têm-se traduzido numa enorme tensão colocada sobre as mulheres e os homens na gestão das responsabilidades profissionais e familiares”. Varre a Europa uma tendência para as famílias de dupla carreira. Há em toda a Europa licenças de maternidade, licenças de paternidade. Ver mais...

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 9.ª Edição do Prémio Igualdade é Qualidade: Entrega de menções honrosas
 Realizou-se na 6.ª feira, dia 14 de Janeiro, a Cerimónia de Entrega dos Prémios do PIQ – Prémio Igualdade é Qualidade, 9.ª edição/2010.A cerimónia decorreu no MUDE, Museu do Design e da Moda, em Lisboa, entre as 10 e as 12 horas.O evento contou com a presença da Senhora Secretária de Estado da Igualdade e da Senhora Secretáriade Estado Adjunta e da Reabilitação, bem como das Presidentes da CITE e CIG, e foi apresentado pela Jornalista Adelaide de Sousa.O PIQ é um Prémio atribuído pela CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego) e pela
CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). Veja aqui o vídeo...

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Seminário/Workshop: “Trabalho, Família e Igualdade de Género: Resultados de Pesquisa e a Perspectiva dos Responsáveis Políticos e Organismos de Estado” Realizou-se no dia 27 de Janeiro, no Auditório Silva Leal no edifício da Ala Autónoma (ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa, Av. das Forças Armadas ), o Seminário/Workshop: "Trabalho, Família e Igualdade de Género: Resultados de Pesquisa e a Perspectiva dos Responsáveis e Organismos de Estado". Depois da apresentação do ppt da temática do Seminário/Workshop, feita pela Profª Anália Torres ( Coordenadora /Projectos de Investigação do CIES ) e do Dr. Bernardo Coelho ( Investigador/Projectos de Investigação do CIES ) obtivemos várias intervenções e valiosos contributos da parte dos participantes presentes. *Outros materias complementares na secção dos"Documentos/Materiais do Projecto" do menu topo deste site. Para mais informações, contacte: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Drª Isabel Sousa ( CIES )

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

"Qualidade de vida em tempos de crise" Resultados-de-pesquisa-contrariam-estereotipos...

Realizou-se o seminário"Qualidade de vida em tempos de crise" no dia 16 de Novembro de 2010, no Auditório Afonso de Barros, edifício da Ala Autónoma. Resultados de pesquisa contrariam estereótipos...Veja o cartaz, veja o vídeo.

 
« InícioAnterior12SeguinteFinal »

Pág. 1 de 2


Produzido por CIES-ISCTE - 2011 . fmariasimoes@gmail.com - Todos os direitos reservados .